Projeto Páscoa
Tema: Culinária: Usando receitas e rótulos na sala de aula
Objetivos:
- Levar o aluno a conhecer e explorar os rótulos dos produtos utilizados na receita, observando a data de validade, a importância do código de barras, o nome do produto, a conservação depois de aberto ou mesmo que fechado, o peso, o símbolo de reciclagem;
Objetivos:
- Levar o aluno a conhecer e explorar os rótulos dos produtos utilizados na receita, observando a data de validade, a importância do código de barras, o nome do produto, a conservação depois de aberto ou mesmo que fechado, o peso, o símbolo de reciclagem;
- Apresentar as medidas de capacidade, que serão importantes na
utilização de qualquer receita. Fazer comparações entre diferentes produtos;
- Trabalhar a nota fiscal, tendo em vista que às vezes não vem o
preço dos produtos nas embalagens. Aproveitando para levar os alunos a
vivenciarem um novo texto.( Em toda nota fiscal consta o nome da loja,
endereço, os preços dos produtos comprados, etc. )
- Apresentar pequenos problemas brincando com os preços, fazendo
pesquisas em encartes de supermercados, onde é mais barato, mais caro etc…
- Mostrar que uma receita, tem uma forma de escrita para uma
melhor visualização, assim como uma história, um texto poético, uma carta. Ela
deve ter, geralmente, os ingredientes escritos na vertical ou em legendas e o
modo de preparo pode ser como um texto narrativo mesmo.
- Levar os alunos a perceberem o verdadeiro significado da
Páscoa – o mais importante da Páscoa, não é somente o chocolate e sim, o amor e
o respeito com o próximo.
- Dependendo da Faixa – Etária trabalhar a influência da mídia
nas Datas Comemorativas, no consumo exacerbado na pouca valorização dos
verdadeiros significados.
Formulação dos Problemas:
Apresentar uma receita escrita em uma cartolina e lançar as
perguntas e propostas:
- Quais os ingredientes necessários? A quantidade de cada um?
Vamos separar tudo o que usaremos?
- O que custou mais caro? E mais barato? Em que supermercado? Se tivesse sido comprado em outro local, seria mais caro ou mais barato? Vamos ver nos encartes se tem algum anúncio?
- O que será que acontecerá se colocarmos uma quantidade maior de um determinado ingrediente? 500kg é a mesma coisa que meio quilo?
- Será que podemos substituir os alimentos de uma receita? Ao invés de colocar 1kg de açúcar, colocar 1kg de feijão…será que dará certo?
- O tempo de preparo é importante? No nosso caso é ou não é importante?
- O que custou mais caro? E mais barato? Em que supermercado? Se tivesse sido comprado em outro local, seria mais caro ou mais barato? Vamos ver nos encartes se tem algum anúncio?
- O que será que acontecerá se colocarmos uma quantidade maior de um determinado ingrediente? 500kg é a mesma coisa que meio quilo?
- Será que podemos substituir os alimentos de uma receita? Ao invés de colocar 1kg de açúcar, colocar 1kg de feijão…será que dará certo?
- O tempo de preparo é importante? No nosso caso é ou não é importante?
Duração: Em torno de 3/ 4 aulas
Material Necessário:
Material Necessário:
- Encartes de supermercados, livros didáticos e folhas de papel
ofício.
- Canetas hidrocor, lápis de cor, cola, giz de cera, tesoura, cartolina, fita adesiva, abridor de garrafas, pano de prato, guardanapos, etc…
- Microondas (se possível),
- Instrumentos musicais.
- Vasilha plástica grande, papel de alumínio, fitilho, papel celofane ou saquinhos pequenos.
- Canetas hidrocor, lápis de cor, cola, giz de cera, tesoura, cartolina, fita adesiva, abridor de garrafas, pano de prato, guardanapos, etc…
- Microondas (se possível),
- Instrumentos musicais.
- Vasilha plástica grande, papel de alumínio, fitilho, papel celofane ou saquinhos pequenos.
Receita:
INGREDIENTES:
1 kg de açúcar
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó
MODO DE FAZER:
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.
Colocar nos saquinhos ou papel celofane e colar os desenhos de coelhinhos feitos na aula de artes nas embalagens.
1 kg de açúcar
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó
MODO DE FAZER:
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.
Colocar nos saquinhos ou papel celofane e colar os desenhos de coelhinhos feitos na aula de artes nas embalagens.
Planejamento
A proposta de atividade a seguir trabalha os Temas Transversais:
A proposta de atividade a seguir trabalha os Temas Transversais:
ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do
diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
SAÚDE: participação ativa na conservação de ambiente limpo e saudável
em casa, na escola e nos lugares públicos.
O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene.
O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene.
MEIO AMBIENTE: Reciclagem. Conservação do
meio ambiente.
PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de
conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos
socio-afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
CIDADANIA: Direitos e deveres individuais e
coletivos.
OBS: Deve-se atentar para as medidas de segurança durante as aulas
– aproveitando também o tema. As crianças não devem tocar no forno.
Sensibilização:
- Pedir aos alunos que levem para sala de aula encartes para comparar os preços dos produtos e montar um mural com diversos nomes de supermercados.
- Apresentar algumas músicas de Páscoa.
- Explorar as letras das músicas oralmente, verificando número de versos, estrofes, o tema, vocabulário, etc.
- Separar, juntamente com os alunos, os produtos a serem utilizados na receita.
- Pedir aos alunos que levem para sala de aula encartes para comparar os preços dos produtos e montar um mural com diversos nomes de supermercados.
- Apresentar algumas músicas de Páscoa.
- Explorar as letras das músicas oralmente, verificando número de versos, estrofes, o tema, vocabulário, etc.
- Separar, juntamente com os alunos, os produtos a serem utilizados na receita.
Concretização:
1ª Aula: APRESENTAÇÃO DA RECEITA:
- Ler a receita, verificar os preços dos produtos, resolver problemas, comparar a estrutura do texto de uma receita com a de outros textos.
- Manusear os rótulos a serem utilizados, observando a data de validade, o peso, etc.
1ª Aula: APRESENTAÇÃO DA RECEITA:
- Ler a receita, verificar os preços dos produtos, resolver problemas, comparar a estrutura do texto de uma receita com a de outros textos.
- Manusear os rótulos a serem utilizados, observando a data de validade, o peso, etc.
2ª Aula: ENFEITANDO A EMBALAGEM
- Usar técnicas artísticas a fim de enfeitar as embalagens ( No caso os ovinhos)
- Usar técnicas artísticas a fim de enfeitar as embalagens ( No caso os ovinhos)
3ª Aula: PREPARAÇÃO DO OVO DE PÁSCOA
- Pedir para que as crianças lavem bem as mãos – aproveitando para explorar a importância da higiene na preparação de uma receita.
- Forrar a mesa com um papel limpo, pois servirá de apoio para enrolar.
- Cortar os papéis de alumínio e distribuir entre os alunos para posteriormente embrulharem os ovinhos.
- Separar uma vasilha plástica grande e todos os ingredientes para o preparo.
- Embrulhar e enfeitar as embalegens
- Pedir para que as crianças lavem bem as mãos – aproveitando para explorar a importância da higiene na preparação de uma receita.
- Forrar a mesa com um papel limpo, pois servirá de apoio para enrolar.
- Cortar os papéis de alumínio e distribuir entre os alunos para posteriormente embrulharem os ovinhos.
- Separar uma vasilha plástica grande e todos os ingredientes para o preparo.
- Embrulhar e enfeitar as embalegens
Integração:
ARTES e TEATRO: Dramatização da música de Páscoa, expressão corporal, valorização da auto-estima. Modelar os docinhos na forma de ovinhos; Desenhar coelhinhos ou outros símbolos, enfeitar livremente para serem colados nas embalagens dos ovos.
ARTES e TEATRO: Dramatização da música de Páscoa, expressão corporal, valorização da auto-estima. Modelar os docinhos na forma de ovinhos; Desenhar coelhinhos ou outros símbolos, enfeitar livremente para serem colados nas embalagens dos ovos.
HISTÓRIA: Conhecer como se comemoram a Páscoa em
outros países, sua história, seus símbolos…
MATEMÁTICA: Trabalhando com as medidas de capacidade,
dezena, dúzia, preços etc…
PORTUGUÊS: Interpretação
das músicas, ampliação do vocabulário, produções de texto, Atividades diversas
tendo o tema como base. Fazer um cartaz e colar os rótulos do produto ao lado
das quantidades pedidas, para uma visualização mais significativa e prazerosa.
GEOGRAFIA: Pesquisar a Páscoa em outras regiões.
MÚSICA: Músicas
de Páscoa serão associadas à receita feita.
CIÊNCIAS: Noções básicas de higiene, os riscos que
corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita. O perigo de
utilizarmos produtos fora da validade.
Conclusões e Aplicações
A receita pode ser levada para casa, lançando a proposta de
refazerem com os seus pais e/ou responsáveis, fortificando cada vez mais a
relação escola/família, tão importante na vida escolar dos nossos alunos e na
valorização do nosso trabalho.
É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, as crianças aprendem de forma lúdica, divertida e prazerosa…
A diversidade de textos é a leitura do mundo…
É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, as crianças aprendem de forma lúdica, divertida e prazerosa…
A diversidade de textos é a leitura do mundo…
Culminância
Festa de Páscoa com os alunos caracterizados, apresentação da música, e troca dos ovinhos feitos por eles aos seus amigos.
Festa de Páscoa com os alunos caracterizados, apresentação da música, e troca dos ovinhos feitos por eles aos seus amigos.
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