Tecnologia do Blogger.

domingo, 22 de julho de 2012

Robôs reciclados fazem sucesso na Ilha Marabá

Matéria publicada em 18/07/12Inovação Robôs reciclados fazem sucesso na Ilha Marabá Feitos de material eletrônico descartado, robôs são responsáveis por apresentar palestras e eventos na Ilha Luana Nogueira Da Reportagem Local Erick Paiatto Wilson Ferreira entre seus dois robôs, sucesso entre a garotada e visitantes da Ilha Marabá Feito a partir de materiais eletrônicos descartados, o robô R II se tornou o mascote do Núcleo Ambiental Ilha Marabá, no Mogilar. A máquina desempenha um importante papel nos projetos desenvolvidos no local. As peças que formam o robô foram conseguidas no mutirão do lixo eletrônico, promovido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. O inventor do brinquedo, Wilson Ferreira, de 47 anos, informou que demorou pouco mais de uma semana para conseguir montar o protótipo, que desde o início do ano é o atrativo da ilha. "O custo para a montagem do robô foi zero. Todo material que utilizei para criá-lo veio da própria ilha. As pessoas descartam coisas que ainda funcionam, como webcam e caixinha de computador. Em questão de horas, consegui o material que precisava. Este foi o primeiro robô que construí", disse o corretor de imóveis. A Ilha Marabá conta com dois robozinhos, um deles é usado em eventos fora do local. "Eles fazem revezamento em palestras que realizamos em outros lugares. Recentemente ele participou do "Viva Mata", em São Paulo. O nome do robozinho veio da ideia de fazer a reutilização", acrescentou Ferreira. Todo o comando de voz é feito pelo próprio inventor. "Ele fala com as pessoas no início das palestras da Ilha Marabá. Dependendo do tipo de evento, fazemos uma programação para o robô. Queremos chamar a atenção das crianças. A princípio ia fazer simplesmente um robô, mas como há um fluxo grande de crianças e de visitação, queria fazer algo que interagisse com elas", explicou o inventor. A ideia é montar uma oficina em que os pais e as crianças façam brinquedos a partir de sucata eletrônica. "O que vale é o entusiasmo da criança, ela fica vislumbrada. Hoje em dia todo material eletrônico que compramos é descartado muito rápido. É preciso dar um caminho correto e saber reaproveitá-lo", argumentou Ferreira. A gestora da Ilha Marabá, Rosemeide Ferreira, 41, contou que um dos objetivos da criação do robô é mostrar aos visitantes que o lixo eletrônico pode se tornar um novo objeto. "É uma coisa interativa. O robô se comunica de acordo com que estamos trabalhando no momento. Ele abre nossas palestras e oficinas e não só as crianças, mas os adultos também gostam dele. Adotamos o robozinho como nosso mascote", acrescentou. SE VOCÊ GOSTOU DEIXE SEU COMENTÁRIO ESSE ROBÔ FALA DÁ UMA AULA DE MEIO AMBIENTE UM SUCESSO!!!

3 comentários:

Sonhos e Carinhos disse...

adorei robos... excelente idéia e criatividade..
Parabéns pelo conteúdo de seu blog.
Se vc gostar de reflexões e poesias passe por sonhos e carinhos ficarei feliz em recebe-la.
Adorei tb com as garafas os guardas lápis, que idéia boa menina... bjus

marquecomx disse...

Olá Educadora, como vai?

A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença! Parabéns pelos textos.
Obrigado por fazer parte deste universo virtual, por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos.
Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado:

http://www.marquecomx.com.br/

Educadora, convido você para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores. Você será muito bem recebida em nossa família de Multiplicadores, para saber mais, deixo o link:

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

António Jesus Batalha disse...

Olá é um prazer encontrar seu blog, pois tem um conteúdo muito bom, e posso dizer que aqui se aprende, dou-lhe os parabéns.
Deixo aqui também um desejo de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Sou António Batalha.